Análise das imagens da década de 50


Inspiração: Elvis Presley

O conjunto de imagens analisadas é composto por, um carro da época, um telefone também da década e a jaqueta de couro tão usada pelos rockers. Estudando as categorias conceituais fundamentais da gestalt há harmonia no conjunto devido a disposição formal bem organizada e a alta pregnância das partes.A harmonia é reforçada pela ordem e pela concordância entre as unidades. É notório equilíbrio visual que possibilita uma leitura simples e clara.
Todas as imagens apresentam simetria no eixo vertical. Quanto ao contraste o telefone e o carro apresentam contraste de cor, entre o vermelho e o bege, cores vibrantes e com brilho, muito utilizadas na época.
Partindo para a análise das categorias conceituais técnicas visuais aplicadas, é possível observar em todas imagens a clareza, o que proporciona a compreensão imediata das unidades sendo esta reforçada ainda pela simplicidade visto que não há presença de muitas subunidades e descomplicação visual.


O conjunto é coerente pois há harmonia em relação ao todo. Existe arredondamento nas formas do telefone assim como nas formas do carro causando ajuste óptico, e certo movimento visual. Em todas as imagens há o conceito de opacidade e presença de sutileza.